domingo, 28 de janeiro de 2018

INSS

INSS


O INSS já é figura presente no cotidiano dos brasileiros, mas você conhece a fundo essa instituição? Então, confira este artigo para conhecer mais sobre a previdência social e o INSS, e também esclareça todas as suas dúvidas referentes ao processo de consulta do extrato do INSS. Portanto, se atente as informações aqui apresentadas.

O Instituto Nacional do Seguro Social, popularmente conhecido como INSS, é uma instituição do Ministério da Previdência Social em conjunto com o Governo. O INSS é o órgão responsável pelo recebimento das contribuições dos cidadãos e da distribuição de suas aposentadorias, ou auxílio doença, ou auxílio-acidente, ou pensão por morte, entre outros benefícios.

Cada estado brasileiro tem a autonomia para instituir suas próprias regras no que se refere à previdência social, sendo assim, é importante conhecer as normas do seu estado e ficar atento aos prazos estabelecidos por ele. O extrato do INSS pode ser obtido em uma Agência da Previdência Social ou por meio da internet, o que facilita em muito a vida dos aposentados e pensionistas.





Além de emitir o extrato para consultar sua renda, este também pode servir para comprová-la, ou para a obtenção de imunidade tributária, entre outros exemplos. Através da internet, é possível ter acesso ao último extrato disponível, basta acessar a página oficial do INSS e seguir as instruções. Continue a leitura deste artigo para conhecer mais sobre o processo de consulta do seu extrato do INSS, bem como, a executá-lo pela internet.

Entenda a importância de consultar o seu extrato do INSS


Como já foi entendido, a previdência social é um seguro cobrado dos contribuintes durante o tempo de trabalho, e o INSS é o órgão responsável pelo repasse dessa renda às pessoas que não possuem formas de gerar renda no momento. Sendo assim, os empregados têm o valor relativo ao INSS descontado na sua folha de pagamento, esses valores podem variar entre 8% a 11% e dependem do salário de cada trabalhador.

O extrato do INSS torna acessível ao trabalhador o monitoramento de suas contribuições ao seguro social, e assim, consegue-se evitar atrasos nos pagamentos. Além de ser por meio do extrato que o trabalhador descobre o tempo exato que ainda lhe falta até poder se aposentar. 

Porém, é importante que o trabalhador contribuinte esteja atento a possível reforma da previdência que está circulando em Brasília. O governo pode aprovar esta reforma que pretende alterar parte das regras relacionadas ao tempo necessário de contribuição do trabalhador até a sua aposentadoria.

Dessa forma, o extrato do INSS se mostra mais uma vez uma ferramenta de grande utilidade para o trabalhador brasileiro que pretende acompanhar os trâmites legais até a sua aposentadoria, tanto no que se refere ao tempo restante de trabalho até o fato de ser possivelmente atingido pela aprovação da reforma previdenciária.

Outra mostra da relevância do extrato do INSS na vida dos brasileiros, é o fato de este ser requerido em qualquer negociação referente a tomada de crédito. Em qualquer instituição financeira ou agência bancária, o beneficiário do INSS conta com uma preferência maior no que se refere a provação e liberação do seu pedido de empréstimo, e em muitas situações, ainda conta com juros reduzidos e grande flexibilização do pagamento. 

Neste caso, para que o tomador de empréstimo possa solicitar o recurso, este precisa comprovar a sua renda e o extrato do INSS é a maneira ideal de fazer isso.

Como obter o seu extrato do INSS


Há três maneiras possível de se visualizar o seu extrato do INSS, todas são disponibilizadas de forma gratuita e completamente acessíveis ao cidadão. Pois o extrato é a maneira de garantir ao contribuinte o acesso as informações que são do seu direito. 

A primeira maneira de se emitir o extrato do INSS é por meio do atendimento presencial em uma agência da Previdência Social. Para isso, se dirija até a agência mais próxima e solicite ao atendente uma via do seu extrato. Esta é a opção tradicional e pode levar algum tempo, pois envolve locomoção, filas e tempo de espera para ao atendimento.

A segunda forma, também presencial, de se obter o extrato do INSS é por meio das agências bancárias. Neste caso, os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil podem emitir o extrato do INSS diretamente do caixa eletrônico do seu banco. Mas está é uma opção apenas para os contribuintes que possuem conta nesses dois bancos.

A terceira e última opção para ter acesso a visualização do seu extrato do INSS, é usando a internet. Neste caso, o processo é inúmeras vezes mais facilitado, pois o contribuinte não precisa se locomover, tudo acontece por meio da internet na página oficial do INSS. Este endereço foi disponibilizado pelo governo com o intuito de facilitar a consulta do extrato e tornar essas informações mais acessível aos trabalhadores. 


É importante enfatizar que o extrato do INSS que é disponibilizado no site só traz as informações referentes ao último documento. Dessa forma, se o caso for de impressão dos períodos anteriores é necessário se dirigir até a Agência da Previdência Social mais próxima e solicitar um atendimento presencial.

Agora, você já possui informações suficientes sobre o INSS, já sabe como está instituição funciona e porque tem que recolher as contribuições dos trabalhadores para que possa garantir a renda aos beneficiários. Também descobriu que deve ficar atento aos trâmites da possível aprovação da reforma da previdência, que pretende alterar significativamente as regras previstas em lei.

O extrato do INSS é uma maneira de garantir ao contribuinte o seu acesso as informações relativas a previdência social, desta forma, quando se incentiva o cidadão a consultar o seu extrato do INSS, busca estimulá-lo a exercer a cidadania. Pois um direito conquistado deve ser monitorado constantemente, por isso, o governo disponibiliza um portal online para a visualização do último período disponível.


Visite o site e esclareça todas as suas dúvidas em relação ao assunto, aproveite o passeio e já realize a sua consulta do extrato do INSS, o processo é muito simples e só leva alguns minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário